dieta mediterranea globo reporter

Se a Sicília nunca tivesse existido, como seria a Itália? Menos colorida, certamente. Menos vulcânica e, por isso, menos fértil. O país também não seria tão belo sem as salinas sicilianas, que estão entre as mais importantes da Europa. A Itália seria muito, muito menos saborosa. A verdade é que também seria menos saudável, porque se houve um laboratório para aquela que é considerada a melhor dieta do mundo, ele se chama Sicília.

Com os seus centenários que desafiam as estatísticas internacionais, vivendo muito e com uma comida simples e barata, a Sicília está descobrindo os novos caminhos da dieta mediterrânea. Seus cientistas sustentam que a longevidade humana é determinada mais pela alimentação e estilo de vida do que pela influência genética.

globo reporter emagrecer 5 quilos em 3 semanas

Os gregos já intuíam alguma coisa quando chegaram a Agrigento, quase 600 anos antes de Cristo, trazendo o trigo e o alimento que une os países mediterrâneos e que salva vidas: o azeite de oliva. No local construíram cidades, abrindo as portas para outros invasores.

Os mercados históricos de Palermo são uma espécie de museu porque contam a história de uma cidade que recebeu muitas influências. Muitos povos passaram pela região. As primeiras barracas numa feira foram erguidas no século dez.

Hoje a cantoria continua, como se os árabes ainda vivessem naquelas ruas. Eles vieram com as frutas cítricas, e ajudaram a perfumar, ainda mais, a maior ilha mediterrânea.

Bonetta dell'Oglio, cozinheira e ativista da alimentação, luta com garra para defender os produtos da sua terra. Ainda que o tomate tenha vindo das Américas, virou local.

Um lugar que se renova e mantém tradições. Desde a Idade Média, o mercado de Ballaró é uma referência para os peixes do sul do Mediterrâneo.

A maior especialidade da siciliana Bonetta é valorizar os produtos mais simples da terra e reaproveitar alimentos que estavam esquecidos.

Graças a ela e a outros chefs, a cozinha de antigamente renasceu com vigor naquela sedutora região da Itália.

Ela reaproveita o pão amanhecido, aprimorando uma culinária única, feita de peixe, massas e de um pão muito especial, de farinha de tumminía. Ele representa uma síntese das delícias da Sicília.

Peixe com creme de abobrinha e pão de tumminía, tomates e aspargos. Para ela, o tão falado orgulho siciliano se exprime assim, valorizando o mar e os campos da região.

"Tenho muito forte este espírito no coração. A minha cozinha é ligada com a terra", diz Bonetta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *